DVDs - Submarino.com.br

sábado, 22 de maio de 2010

Simba: um felino sociável

O leão é um dos felinos mais sociáveis que existe. Gosta de viver em famílias, ou bandos, que podem ter apenas alguns membros ou mais de 30. O bando é formado de algumas leoas que podem ser parentas próximas. Elas vivem, caçam e dão à luz juntas. Essa união, que pode durar a vida toda, é a base da unidade familiar dos leões e assegura sua sobrevivência.

Cada bando tem um ou mais machos adultos que patrulham e demarcam o território com seu cheiro. Da ponta do focinho negro à extremidade do tufo na cauda, esses animais magníficos podem medir mais de três metros e pesar mais de 220 quilos. Embora os machos dominem o bando, são as fêmeas que lideram. Em geral, são elas que iniciam as atividades, como ir para uma área de sombra ou começar a caçada.

É comum as leoas darem à luz a cada dois anos. Os filhotes nascem totalmente indefesos. Criá-los é um projeto comunitário e todas as fêmeas protegem e amamentam os filhotes do bando. Eles crescem rápido; aos dois meses já estão correndo e brincando. Rolando uns sobre os outros como gatinhos, eles lutam, saltam sobre os amiguinhos e pulam no meio do capim alto. Gostam de tudo que se mexe. Perseguem borboletas e outros insetos, e atacam varetas e plantas trepadeiras. E não resistem quando a mãe movimenta a cauda, o que ela faz de propósito para eles brincarem.

Cada bando vive num território bem definido que pode estender-se por muitos hectares. Os leões gostam de áreas altas onde há bastante água, bem como sombra contra o sol forte do meio-dia. Vivem entre elefantes, girafas, búfalos e outros animais da planície. A vida dos leões se divide entre longas horas de sono e períodos curtos de caçada e acasalamento. De fato, por incrível que pareça, os leões descansam, dormem ou ficam sentados 20 horas por dia. Dormindo profundamente, parecem dóceis e domesticados. Mas não se engane! Os leões estão entre os mais ferozes animais selvagens.

Nenhum comentário: