DVDs - Submarino.com.br

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Constituição genética

Primeiro você precisa conhecer as características genéticas de seu cão. Assim como os lobos, os cães respeitam uma certa hierarquia. O mundo deles é a vida numa matilha com um líder, o cão alfa. A família do dono, portanto, passa a tornar-se “a matilha”, e o cão precisa se aperceber de que você é o líder.

O líder de um bando de lobos escolhe o lugar mais quente e o mais elevado para dormir. Ele também come antes dos outros. Então, se você permitir que o cão durma na sua cama ou suba nos móveis, ele poderá muito bem concluir que é o líder. O mesmo poderá ocorrer se você o alimentar com guloseimas da mesa durante as refeições.

Mesmo quando ainda é filhote, seu cãozinho pode aprender que é subordinado a você. Uma dica: olhe bem fixo nos olhos dele até ele não manter mais o olhar. Outra dica: quando ele estiver deitado de costas, numa posição de submissão, esfregue a barriga dele. Se o seu cão estiver incomodando e não parar quando você disser “Não!”, tente ignorá-lo ou sair da sala.

Quando o cão atende ao seu comando, é porque reconhece que é você quem manda. Se, como dono, você não assume a posição de líder, o cão pode concluir que é igual ou superior a você, e isso poderá afetar o comportamento dele.

Nenhum comentário: