DVDs - Submarino.com.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Extraordinária exibição




Naturalmente, o pavão é famoso por sua extraordinária apresentação quando abre o deslumbrante leque de plumas. Qual o objetivo dessa demonstração exibicionista? Tudo indica que tenha a ver com o ritual de acasalamento.

A pavoa é um tanto difícil de agradar, mas ela tem uma queda por exibidos. Coberto de ocelos brilhantes e coloridos, o leque aberto de plumas do pavão consegue atrair a atenção total da pavoa, que costuma escolher o macho que fizer a exibição mais impressionante.

A exibição da plumagem, no entanto, é apenas parte do espetáculo. O macho primeiro abre seu leque de longas plumas, trazendo-as para frente. Daí, ele começa sua dança pomposa. As asas de cor castanha pendem para baixo e ele sacode o corpo, fazendo com que as plumas na posição vertical produzam uma farfalhada. Ele emite também um som estridente, nada melodioso, mas que pelo menos manifesta seu interesse pela fêmea.

De vez em quando, a pavoa tenta imitar timidamente os gracejos do pavão, mas ela parece estar desinteressada a maior parte do tempo. Entretanto, aquele que se exibir de maneira mais extraordinária acabará conquistando-a. Um pavão pode ter até cinco fêmeas em seu harém e ser o reprodutor de até 25 filhotinhos em um ano.

Nenhum comentário: