DVDs - Submarino.com.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A vida familiar do pavão




Depois da época de reprodução, é hora de trocar as penas. Em média, um pavão adulto possui mais de 200 penas no seu leque de plumas. Aldeões indianos tinham o hábito de apanhá-las visando a exportação para o Ocidente, até que, para proteger a espécie, esse tipo de negócio foi proibido. Mas é claro que artesãos locais utilizam as penas para fazer leques e outros itens bonitos.

No final da tarde, lentamente o pavão sobe em árvores altas à procura de um local adequado para pernoitar. De manhã, há uma reversão desse processo, quando ele desce lentamente. Essa ave pode agradar bem aos olhos por causa da beleza, mas não espere os mesmos resultados no quesito cantoria. Seus chamados lamuriosos perturbam o silêncio vespertino até que começam a procurar comida.

O pavão é onívoro, ou seja, ele come quase de tudo, incluindo insetos, lagartos, e às vezes até pequenas cobras, além de sementes, grãos, lentilhas e raízes macias de plantações variadas.

Apesar da sua aparente vaidade, o pavão até que consegue ser muito protetor. Ligeiro em detectar o perigo, tal como um felino à procura de uma presa, o pavão reage ao perigo correndo pela floresta, emitindo altos gritos como aviso do perigo iminente. Outros machos fazem o mesmo. Eles correm surpreendentemente rápido, um atrás do outro. As pavoas, no entanto, recusam-se a abandonar os filhotes, mesmo diante do mais grave perigo.

Parece que as longas plumas não impedem o pavão de correr rapidamente, mas na hora de voar, são um pouco inconvenientes. Uma vez iniciado o vôo, no entanto, ele bate as asas bem rápido, alcançando altas velocidades.

Quando atingem oito meses de idade, os filhotes estão prontos para deixar os pais e começar a tomar conta de si mesmos. A partida deles ajuda a pavoa a se preparar para a próxima ninhada. A plumagem característica do pavão começa a crescer nos jovens machos quando eles têm oito meses de idade, mas é só aos quatro anos que eles ostentam a plumagem totalmente desenvolvida. Então, eles já estão prontos para dar início a suas próprias famílias.

Um comentário:

Anônimo disse...

o pavao cuidados filhotes