DVDs - Submarino.com.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A linda ave com olhos nas penas




DO REDATOR DE DESPERTAI! NA ÍNDIA

TALVEZ você já saiba de quem estamos falando: do pavão. Aliás, o macho dessa espécie tem uma plumagem famosa no mundo todo. Mas já imaginou alguma vez para que serve essa plumagem excêntrica e no que mais o pavão é notável?

Aparentado com o faisão, o pavão da Ásia tem três variedades. Trataremos aqui do pavão comum, ou da Índia, cuja cor é predominantemente azul-esverdeada e cujo tamanho varia de 2 a 2,35 metros, incluindo a plumagem de 1,5 metro. Suas plumas têm as cores verde e dourado com manchas redondas que se parecem com olhos nas cores azul e bronze. As penas do corpo são de modo geral azul-esverdeadas com reflexos metálicos.

Designada oficialmente a ave nacional da Índia, o pavão tem certamente uma aparência de realeza. Talvez seja por isso que às vezes se usa a palavra “pavonear” para descrever pessoas arrogantes. No entanto, essa ave não é tão esnobe quanto sua aparência sugere. De fato, ela é facilmente domesticada. Alguns consideram o pavão uma ave sagrada. Por esse motivo, pequenos agricultores de aldeias da Índia às vezes não fazem nada quando as aves ameaçam suas plantações de grãos.

Nenhum comentário: