DVDs - Submarino.com.br

terça-feira, 20 de abril de 2010

Por que alguns não comem carne?

Para Sujata, sua alimentação envolve crenças religiosas. “Fui criada como hindu, crendo na reencarnação”, explica. “Visto que uma alma humana pode voltar como animal, eu considero os animais como meus iguais. Assim, parece errado matá-los para comer.” Outras religiões também defendem a dieta vegetariana.

Além das crenças religiosas, outros fatores influem na escolha da alimentação. O Dr. Neal Barnard, por exemplo, é categórico: “As únicas razões para comer carne são o hábito ou a ignorância.” Essa forte posição baseia-se nos seus conceitos sobre os riscos à saúde do consumo de carne, como doenças cardíacas e câncer.

Nos Estados Unidos, consta que é entre os adolescentes que mais aumenta o número de vegetarianos. E uma das razões é a preocupação com os animais. “Os jovens amam os animais”, diz Tracy Reiman, do grupo Gente em Defesa do Tratamento Ético dos Animais. “Passarem a saber o que acontece com os animais antes de serem mortos para alimento reforça a compaixão por eles.”

Além disso, muita gente preocupada com o meio ambiente percebe a relação entre sua alimentação e a tremenda demanda de recursos naturais que a criação de animais para alimento exige. São necessários, por exemplo, uns 3.300 litros de água para produzir apenas um quilo de carne bovina, e 3.100 litros para um quilo de frango. Para alguns, isso vira um motivo para evitar a carne.

E você? Deve evitar comer carne? Antes de responder, veja ainda outro ponto de vista. No Salmo 50:10, 11, Jeová Deus, o Criador de todas as coisas, diz: “A mim pertence todo animal selvático da floresta, os animais sobre mil montanhas. Conheço bem toda criatura alada dos montes, e comigo estão as multidões de animais da campina.” Visto que todos os animais pertencem a Deus, é importante saber como Ele encara a vida animal e seu uso como alimento pelos humanos.

Nenhum comentário: