DVDs - Submarino.com.br

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Reservas de cobras são instrutivas




As reservas de cobras estimulam o interesse nos répteis. Patrocinam pesquisas, dão orientações sobre prevenção e tratamento da picada de cobras e se empenham para proteger as cobras da ganância e da ignorância do homem. As najas são mortas por causa da sua linda pele, que é usada na fabricação de cintos, bolsas, sapatos e outros artigos de luxo. Num único ano, mais de dez milhões de najas foram mortas na Índia para a indústria do comércio de peles. As najas são mortas, e logo em seguida a pele é arrancada. Utilizam-se na Índia corantes vegetais para tingir a pele, que é polida e às vezes envernizada para que fique brilhante e impermeável.

Nunca é demais falar do valor da naja. Matando ratos e outras pragas, ela salva toneladas de cereais. Seu veneno é usado na fabricação de soros antiofídicos, analgésicos e outros medicamentos. O Tata Memorial Cancer Institute, em Bombaim, está estudando o efeito do veneno da naja em células cancerígenas.

Gostou de conhecer a naja? Linda, útil, cautelosa, bem equipada para defender-se. Quando a conhecemos melhor, passamos a ter apreço por esse membro muito difamado do reino animal.

Nenhum comentário: